domingo, 18 de junho de 2017

Baterias dão o pontapé inicial para o carnaval

Por Israel Ávila 

No carnaval nada se faz sem ela! A Bateria, coração da escola, é o que da o ritmo aos sambas que irão embalar ensaios, apresentações e o desfile na avenida. É ela que marca o compasso de passistas, o bailado de mestre salas e portas bandeiras, musas, rainhas e madrinhas... e ela também quem faz o suave gira de uma baiana vir acompanhado de uma sinfonia de sorrisos cativantes, e as vezes, lagrimas de emoção... sim o ritmo tem o poder de emocionar!

O ritmista, muitas vezes desvalorizado, é o primeiro a entrar na avenida e o último a sair. O certo é que: sem ritmo, não tem samba tão pouco tem carnaval! No último sábado (17), três das 8 baterias do Série Ouro do carnaval de Porto Alegre deram seu pontapé inicial para o ritmo que visa o desfile de 2018, além das demais que já marcaram suas datas de iniciar o rufar dos tamborins. Pelos Pampas sob todas as incertezas que assombram nosso carnaval, os ritmistas mostram que o samba jamais pode parar...

Grande número de componentes no retorno da Sinfônica

O retorno dos trabalhos da Bateria de Imperadores do Samba reuniu grande número de componentes na quadra da escola. Sob a batuta de JR Aruanda, os ritmistas da atual campeã do carnaval reiniciaram o trabalho na busca de mais uma vez gabaritar no quesito. O ensaio foi acompanhado por alguns dos integrantes da escola, bem como pela incansável madrinha de bateria Raquel Nunes. Os ensaios da Sinfônica serão todos os sábados, a partir das 16 horas na quadra da escola (Av. Padre Cacique, 1567).

Foto: Imperadores do Samba/Arquivo Pessoal 

Trovão Azul realiza pré-ensaio com o novo intérprete

No Ninho da Águia o Sábado foi de muito trabalho junto a direção de Bateria e Cesinha, novo intérprete da escola. Alguns ritmistas aproveitaram para passar alguns sambas da entidade junto ao novo canário. O motivo seria uma apresentação que a escola realizará neste Domingo em festa particular na Casa do Gaúcho. Em breve Mestre Biskuim deve divulgar oficialmente o inicio dos ensaios técnicos da azul e branco da Voluntários da Pátria.

Foto: Rafael Marques/Arquivo Pessoal 

Pegada da Onça deve retornar em breve...

Também neste sábado nas redes sociais dos diretores de bateria da Pegada da Onça, Bateria da Acadêmicos de Gravataí, foram postadas fotos que mostram que os ritmistas por lá não estão parados. Um deles diz que “em breve”, o ritmo da Onça Negra estará de volta para todos os seus integrantes, embora parte deles já estejam trabalhando, mesmo fora da quadra.

Foto: Alisson Severo/Arquivo Pessoal

...e lá pela terrinha...?

Mestre Guto, que rege a bateria do Estado Maior da Restinga, atual bateria Estandarte de Ouro, deve iniciar seus trabalhos em breve. O diretor de bateria da tricolor da Zona Sul postou neste sábado em sua rede social um recado a seus ritmistas dizendo que em breve deverá iniciar seus ensaios. Além do tradicional ritmo, Mestre Guto também deve retomar suas oficinas de percussão para crianças da comunidade.


Laranja Mecânica já tem data para seu retorno

Passado o período eleitoral da escola, e com contrato devidamente renovado, Mestre Douglas Breque já tem data e hora para retomar os ensaios de sua Laranja Mecânica. Os ritmistas da escola que fica na Zona Norte da capital, devem estar no próximo dia 21 de Junho, a partir das 20 horas na quadra da escola (Martins Felix Berta, 38) munidos com seus devidos materiais para retomar o trabalho de ritmo da entidade. A chamada está sendo feita com um flyer nas redes sociais dos diretores e do mestre de bateria.

O trem nos trilhos do ensaio...

Ainda era Maio quando o diretor de bateria da União da Vila do IAPI Ninho Pujol postou um flyer convidando ritmistas para ingressarem no ritmo do “trem da Vila”. Sem data, horário e sem local, já que a escola está sem sua quadra de ensaios e vem ensaiando no próprio barracão do Porto Seco, em breve novas informações sobre a tricolor da Zona Norte devem surgir nas redes dos diretores da entidade. Faz o V?

As baterias de Império da Zona Norte e Embaixadores do Ritmo não se manifestaram quanto ao inicio de seus ensaios técnicos.