quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Ah, o SAMBA...

Coluna Papo de Samba
Por Cláudia Quadros Hoffmaister

Bem, não podemos iniciar nosso papo de samba sem falar da origem dessa palavra que na verdade, na sua essência, não tem muito a ver com música e sim o nome de uma dança originalmente conhecida como "Semba" do quimbundo, um dos idiomas banto de Angola que representava a (Umbigada) pela forma de execução da mesma.
Há outro estudo que a palavra samba vem de outro idioma banto, o umbundo que significa estar animado ou excitado.

Resumindo o samba é nosso, do Brasil, pois somos o maior contingente de Africanos e descendentes fora da querida Mãe África.
Vinicius de Morais, sabiamente disse: "O samba nasceu lá na Bahia, se hoje ele é branco na poesia, ele é negro demais no coração."
E é verdade! O samba de roda nasceu no recôncavo Baiano, com movimentos suaves de braços e pernas e tornando-se mais cadenciado até virar um grande requebrado. Em 2005, torna-se patrimônio da humanidade pela UNESCO.
O samba de roda foi uma das bases para o samba carioca, antes qualquer manifestação rítmica dos negros era chamado de batuque, passou pelo lundu e o maxixe até tornar-se o que hoje chamamos de samba.
Encontro de sambistas em homenagem a Arlindo Cruz. Foto: extra

Houve época em que era proibido sambar. No Século XIV, os locais de samba eram considerados "locais de perdição" por serem considerados perigosos, sujos e etc. Na verdade, o racismo já estava por trás de tudo. Em 1888, com a "Abolição da escravatura", o samba começou a ganhar destaque e muitos brancos aderiram a sua cadência, cito exemplo Noel Rosa.
"Pelo telefone", composição de Donga, datada de 1916, é considerado o primeiro samba brasileiro, vindo substituir o maxixe, a partir daí surgiram compositores como: Pixinguinha, João da Baiana, Sinhô e Heitor dos Prazeres.
Hoje o samba tem pluralidade. Ele é de gafieira, pagode, samba enredo, samba de breque, samba canção, samba rock, partido alto tantos outros.
"O samba nada mais é que uma dança, musicada e cantada"
Salvemos sempre e em todo o lugar sua majestade - O SAMBA!

Imagens: divulgação/internet