terça-feira, 15 de agosto de 2017

Um rei entre Imperadores!


Por Nathan Pereira 

Em geral, o título de imperador é aplicado àquele que tem poder sobre grandes áreas, como os líderes romanos do passado. O rei, por sua vez, é o termo utilizado para aquele que governa regiões mais bem delimitadas, e seu poder é passado aos herdeiros. 

Mas fora da teoria, e carnavalizando a prática, a verdade é que há um rei entre os Imperadores da Padre Cacique, e por lá, a ordem é uma só: ALEGRIA!

Daniano Engers, Rei Momo de Arroio do Sal e do município de Guaíba. Também concorreu ao posto de Rei Momo do carnaval de Porto Alegre em 2017, representando a vermelho e branco. Como palavras de rei são pra serem escutadas, é o próprio Rei Daniano que conta sua história em pequenos tópicos, para a reportagem do Setor 1.

"A relação com a Imperadores do Samba, começou pela televisão, morava no interior e assistia pela TV, como eu era torcedor do Internacional, vinculei as cores do time as cores da escola. O primeiro desfile que assisti pessoalmente  foi em 1999, quando os desfiles ocorriam no Bairro Praia de Belas... Ela veio com o tema A lenda do arco-íris, me marcou  muito comissão de frente da escola, quando abria o esplendor, as lágrimas caiam. Nos anos seguintes, desfilei em algumas escolas, em alas, como Acadêmicos de Gravataí, Embaixadores do Ritmo e Praiana.

Quando os desfiles passaram a ocorrer no Porto Seco, acredito que por acaso, um amigo nos convidou para conheceremos o Carnaval de Arroio do Sal, e lá resolvi concorrer a Rei Momo, na época eu magro, fugia um pouco do estereótipo do personagem de Rei Momo, “Ser gordo”...


Quando anunciaram meu nome como o eleito, foi uma vibração imensa, da escola a qual eu representei CAMAS (Clube dos Amigos Malandros de Arroio do Sal) e minha.

O primeiro ano de reinado, eu estava despreparado, foi um sentimento meu que não exteriorizei na época, mas a partir daí fui em busca de referências, e tudo que eu encontrava se relacionava ao trabalho do Fábio. Fui sempre seguindo o que ele fazia e o que era possível eu aplicar, obviamente em proporções menores, eu aplicava no Carnaval de Arroio do Sal. Inclusive fizemos um lindo baile de debutantes, para meninas de baixa renda, que no final foi feita a inclusão de todas as meninas aniversariantes daquele ano, a festa foi toda feita com doações, sem custos para as famílias, incluindo os vestidos e o salão de beleza para as debutante. 

Com o passar dos anos, o CETE foi realizar uma palestra no Seminário de Carnaval de Arroio e o professor Roberto me conheceu e convidou para ser o Rei Momo de Guaíba, aceitei o convite e mais tarde estive em reunião com a Secretária de Turismo, Claudia, que permanece até hoje no cargo, e realiza um belo carnaval, que a cada ano cresce. Neste mesmo seminário a Thamy e a Pabline que eram a atual Rainha e 1ª Princesa do Carnaval de Porto Alegre e a Neuza (Chaperona da Corte) estivem no seminário, lembro que falei muito com elas sobre a Corte e sobre o Fábio. Com o passar dos dias o Fábio me procurou, via rede social e disse que estava orgulhoso de eu ter sido convidado para reinar em Guaíba, eu fiquei me perguntando, como ele me conhece? Ele falou, vou te preparar para continuar meu trabalho, devo ficar um ou dois anos, mas gostaria muito que continuasse o meu ciclo, pois acredito que a Corte deve usar sua popularidade e como contra partida ajudar a sociedade de alguma forma.

A partir daí surgiu uma amizade, virou uma amizade como de irmão mais velho... Ele me oportunizou conhecer muitas pessoas e também como lidar em diferentes situações carnavalescas. Concomitante a abertura do concurso, eu queria muito concorrer pela minha escola do coração, a nossa dinda Raquel me ajudou, me apresentou para o “Tio” Érico e me passou os contatos da Daniele, primeira dama, coordenadora da Corte da Escola. Montei um portfólio de todo meu trabalho e fui, me apresentei, mas não recebi resposta... Até no dia em que nosso Presidente Rodrigo, deu o veredito, a escola já tem Rei Momo, e este seria eu...

Alegria tomou conta do meu coração, assim como o “frio” na barriga, a responsabilidade de ser o Rei da Maior Escola de Samba do Estado, a cobrança da comunidade, pois a ascensão foi muito rápida, de um torcedor anônimo, que frequentava a escola a Rei. Não logramos êxito no concurso da cidade, mas a paixão com a Comunidade da Vermelho e Branco foi cada vez mais crescendo e se fortalecendo.  Hoje sigo rumo ao terceiro reinado, sendo o Segundo como Rei da Imperadores do Samba, desvinculamos o “Momo”, pois os objetivos são outros.

Como fala nosso presidente Rodrigo Costa,  a faixa é uma mero adereço, o que importa realmente é o que fazemos pela nossa escola. Quem é Imperadores sabe a garra e força da nossa comunidade. Digo sempre que é uma amor que embriaga, é impossível não se arrepiar, quando cantamos “ Sou, Sou Imperador até Morrer”...

Agradeço pelo carinho que recebo, e esta conquista é diária, é estar presente, é colaborar, a diversão é uma consequência.

Minha vida é muito corrida, trabalho numa multinacional na área de Tecnologia da Informação, o que exige muita dedicação. Estou cursando minha segunda faculdade e fazendo pós-graduação concomitante. Tenho seis cachorros, um amor e a vida pessoal para organizar. Sempre que possível estou presente, pois ainda concilio o reinado de Arroio do Sal e Guaíba.

Em Arroio do Sal em 2018, completarei 10 anos como Rei Momo, e farei um reinado alusivo, homenageando meu grande ídolo carnavalesco, e agora anjo de luz, Fábio Verçoza, intitulando o reinado como: Uma Década de Amor ao Carnaval (mesmo slogan criado pelo Fábio em 2015).

E nossa Imperadores fará a festa de lançamento do tema, no dia 04/09/2017, confesso que estou ansioso para saber qual é o tema que vamos apresentar em 2018.

Este momento em que o poder público não apoia o Carnaval, o mais importante é a união que vem se criando. Se não formos unidos, não lograremos êxito, nas dificuldades encontradas. O Exemplo desta união, e a gentileza da Diretoria da Praiana nos ceder a quadra para que a nossa bateria, Sinfônica, tenha temporariamente espaço adequado para realizar seus ensaios.

E vida longa a nossa cultura!"