sexta-feira, 30 de junho de 2017

A estrela Verçoza: eterno rei que foi brilhar no céu!


Por Leandro Amarante

O assunto do momento que domina todos os cantos do nosso Estado e além fronteiras... Nas redes sociais a todo o momento despedidas e recordações de uma figura extremamente querida e respeitada por toda comunidade, uma legião dos verdadeiros adoradores do rei momo Fábio Verçoza.

Há algumas horas vem sendo veiculada a notícia de falecimento de Fábio Verçoza. Segundo informações, ele, Fábio 52 anos, teria sido encontrado já sem vida no final da tarde desta última quinta-feira (28) em sua residência localizada no bairro Parthenon, em Porto Alegre. Ele completaria 53 anos na próxima semana (7 de Julho). A perícia, que logo chegou ao local do sinistro, ainda não apresentou oficialmente o laudo que define as causas da morte do ícone Verçoza. A informação traçada por familiares e amigos mais próximos afirmar que a vítima fora acometida por um infarto.

Seria ultraje ao legado e memória do eterno rei momo das avenidas portoalegrense se não prestássemos nossa homenagem relembrando sua história. Acompanhe a seguir a trajetória do monarca da folia...

Fábio José Duarte Verçoza, nome de batismo do nosso amado e já saudoso amigo das avenidas. Ele nasceu em 1964, num no bairro Menino Deus, e destacamos o detalhe - uma casa bem nos fundos da então quadra de ensaios dos Imperadores do Samba. Coincidência?????

O destaque inicia sua trajetória juntos as festas momescas em meados de 1997, quando, através do incentivo de amigos e familiares, se inscreveu para tentar a representatividade mor da nossa festa popular. Amante da nobre arte deste sua adolescência, ele se empenhou nos estudos sobre o conjunto carnaval, e dado esmero e competência, foi coroado.

Sem interrupções reinou cada ano mais apaixonado e envolto na festa até 2001, quando sua paixão fora dividida com a realização pessoal – concluir a faculdade de Direito. Não foi possível se “desapegar” de tal posto e histórias tão lindas descritas nesses primeiros anos. Numa espécie de “diga ao povo que retorno!” ele retoma suas atividades em meados de 2009.

No ano de 2015, o carnaval de Porto Alegre foi pego de surpresa com a notícia de seu afastamento em definitivo do posto de rei momo.

Ao lado de suas 10 rainhas e 20 princesas, vestiu outros “adereços” além da fantasia: postura, educação, conhecimentos do carnaval e respeito. Peças fundamentais para que rei digno.

No mesmo ano, para saudar essa gloriosa década de feitos em prol das manifestações populares, ele decidi lançar a exposição “Que Rei Sou Eu?!” que atraiu diversas personalidades do samba e do carnaval gaúcho.

“Temos que ter consciência de que não somos eternos, muito menos insubstituíveis”. O ser humano comprovadamente tem sua vida definida numa curva. Ascendemos e declinamos. Assim é a vida. E para que esperar o declínio e reconhecer que devemos sair de cena? Prefiro ter a certeza de que deixarei saudades, do que o risco de ouvir: “Já vai tarde!”. Quero deixar na lembrança da comunidade carnavalesca de Porto Alegre, grandes momentos, fantasias bonitas e criativas, um Rei ágil, faceiro.” (palavras do eterno Fábio Verçoza em entrevista ao Setor 1)


... E assim o fez e foi até o último momento em que ostentava de maneira nobre, alegre e único sua coroa, faixa e cedro.

Figura totalmente atrelada a vida pública, ele fez história neste setor principalmente por sua ligação aos projetos de cunho social. Incansáveis foram às vezes em que vimos através das redes o empenho de Fábio com o próximo. Ocupou postos importantes além da consagração de uma década frente às festas de momo de Porto Alegre. Além de ser coroado como embaixador do samba, no ano de 2014 ele era um dos representantes que bem atuaram na divulgação de Porto Alegre como uma das sedes de jogos da Copa do Mundo FIFA. Em 2016, ele foi eleito embaixador das manifestações populares da capital.

Quem não se lembra do concurso garota gari ou do projeto que aprovou a disponibização de recursos para a cadeia produtiva do carnaval?... Assinatura de rei, Fábio Verçoza.

Verçoza foi funcionário público. Trabalhou como assessor de gabinete da Secretária Municipal de Cultura. Atualmente atuava junto a Associação Nacional dos Aposentados (ANAPS).

No Setor 1 Verçoza pode rabiscar em versos suas opiniões sobre o nosso carnaval quando da criação da coluna semanal intitulada “Diário do Rei”. Ainda como contribuição para o Site ele aceitou o convite da direção do site para reger as cerimônias de entrega do troféu Setor 1 – edição 2016 em Porto Alegre e Canoas.

2016 foi um ano repleto de atividades para o personagem da folia. Com muita firmeza sustentou sua candidatura à Câmara de Vereadores do Município pelo DEM (Democratas). Não obteve êxito na ação, em contrapartida a admiração e carinho do povo portoalegrense só crescia. E não para por aí! Para culminar o ano com chave de ouro, Verçoza foi tema enredo de uma tradicional escola de samba da capital – a Copacabana. O tema está intitulado: “Quem foi rei nunca perde a majestade: A sereia canta Fábio Verçoza”.

Extremamente sensibilizados com a forte notícia, nossa Equipe enlutada segue dando apoio a todos os familiares e amigos íntimos do eterno e insubstituível Fábio Verçoza.

Hoje a passarela do samba se veste de preto... Alegria e o sorriso de Verçoza sempre abrirão espaço para nossa saudade. Eterno rei, digno em toda sua história... Sua estrela apontou para brilhar junto de Deus e de todos os baluartes que te recebem com festa no céu.


“(...) Minha trajetória foi marcada pelo amor pelo Carnaval. Dei um passo de cada vez para crescer e aprender junto com essa grande folia — disse ele em entrevista ao Diário Gaúcho, no ano em que se despediu da folia.”

In Memoriam Fábio Verçoza

DESPEDIDAS AO REI
Para você que deseja prestar as últimas homenagens ao saudoso Fábio Verçoza, estaremos disponibilizando o endereço para o deslocamento. O início do Velório está previsto para iniciar às 8 horas desta sexta-feira (30). O sepultamento ocorrerá ainda hoje a partir das 15 horas.

Cemitério da Santa Casa
Capela 6
Av. Prof. Oscar Pereira - Azenha, Porto Alegre - RS, 90450-190